O pós-graduando que tenha cumprido todas as exigências regulamentares requererá, com autorização do orientador e aprovação do Coordenador do Programa, o julgamento da tese através do formulário Declaração de Apto.

Para apresentação da tese, seguir as seguintes instruções, na capa e folha de rosto:

  • Tese apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, para obtenção do título de Doutor em Ciências.
  • Programa de: nome completo do programa (Pneumologia).
  • Título da tese: exatamente igual a ficha catalográfica - Instruções para elaboração da ficha catolográfica.
  • A Co-orientação deverá ser mencionada apenas se o credenciamento estiver aprovado pela CPG, verificar na Ficha do Aluno, no sistema Janus.
  • Para normalizar/padronizar seu material, consulte o Guia de Apresentação de dissertações, teses e monografias da FMUSP -  Versão PDF

Informações sobre a correção de Dissertações e Teses - RESOLUÇÃO CoPGr 6018, DE 13 de outubro de 2011 

Informações sobre a Portaria CAPES nº 206, de 04 setembro de 2018, dispõe sobre obrigatoriedade de citação da CAPES

 

Instruções para o preenchimento da Sugestão da Comissão Julgadora:

O formulário de Sugestão de Comissão Julgadora deverá ser encaminhado à esta Coordenação, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - em arquivo word, 01 mês antes da previsão da entrega da tese, para aprovação da CCP.

As comissões julgadoras de Tese de Doutorado devem ser constituídas por três membros titulares e três membros suplentes; A participação do orientador na Comissão Julgadora será como Presidente, sem direito a voto; Os membros das comissões julgadoras deverão ser portadores, no mínimo, do título de doutor;  Na composição da comissão julgadora de  Doutorado, a maioria dos examinadores deverá ser externa ao Programa de Pós-Graduação, sendo pelo menos um externo à unidade; Os membros titulares da comissão julgadora, quando necessário, serão substituídos pelos suplentes.

Os membros sugeridos que não possuem nº USP ou não estiverem com o cadastro atualizado, é necessário o preenchimento do formulário de professor visitante.

Titulares:

01 (um) membro de dentro: orientadores, co-orientadores credenciados do próprio programa e responsável por disciplina de pós-graduação;

01 (um) membro externo do programa: membros de fora do programa com vinculo USP ou servidores do Complexo HC;

01 (um) membro externo pertencente à outra Instituição.

Suplentes:

01 (um) membro de dentro: orientadores, co-orientadores credenciados do próprio programa, e responsável por disciplina de pós-graduação;

01 (um) membro externo do programa: membros de fora do programa com vinculo USP ou servidores do Complexo HC;

01 (um) membro externo pertencente à outra Instituição.

OBS: Atentar-se as orientações contidas no formulário de sugestão da Banca de Defesa de Tese.

Na falta ou impedimento do orientador, a CPG, designará um substituto, que poderá ser o co-orientador, se for o caso, ou colaborador. Não poderão fazer parte das comissões julgadoras parentes consanguíneos do aluno.

 

O depósito de tese será realizado online no sistema Janus inserindo a seguinte documentação:

  • PDF da tese;
  • Declaração de verificação de similaridade e plágio - Acessar o site: https://www.fm.usp.br/biblioteca/pos-graduandos e verificar as informações sobre o Turnitin;
  • Documento comprobatório da publicação e/ou submissão do(s) artigo(s) oriundo(s) da tese em periódico(s) com FI do Journal Citation Reports (JCR) ou “Sites per Doc“ do SCImago Journal Rank (SJR).
  • Declaração de Apto.

Nos artigos, livros, resumos de trabalhos apresentados em reuniões e qualquer outra publicação ou forma de divulgação de atividades que resultem, total ou parcialmente, da tese deverá fazer referência que é produto de tese de doutorado, conforme especificado abaixo (Portaria nº 2309), e na relação dos autores constar o nome do(a) orientador(a):

Instituto do Coracao (InCor), Hospital das Clinicas HCFMUSP, Faculdade de Medicina, Universidade de Sao Paulo, Sao Paulo, SP, BR. 

Se o artigo não for publicado no prazo de 1 (um) ano e não houver mais interesse da parte do aluno, o(a) orientador(a) poderá fazê-lo e ser o primeiro autor.

 

  Tese baseada em Compilação de Artigos - Resolução 8300, de 24/08/2022

1) As teses deverão conter, no mínimo, dois artigos aceitos para publicação, podendo incluir também artigos em processo de submissão.

2) A data da submissão do(s) artigo(s) deve ser posterior à matrícula do interessado no programa.

3) Os artigos aceitos/publicados devem conter dados relacionados ao projeto de pesquisa aprovado encaminhado à CPG.

4) O aluno obrigatoriamente deverá ser primeiro autor de pelo menos dois artigos aceitos para publicação e ser coautor de todos os artigos apresentados.

5) O orientador obrigatoriamente deverá ser coautor de todos os artigos.

6) A indexação do periódico que aceitaram/publicaram os artigos deverá seguir as normas específicas vigentes do programa, no tocante aos procedimentos para depósito da tese.

7) Os candidatos à obtenção do título de doutor, passiveis de serem enquadrados no que estabelece o artigo 7º do Regimento de Pós-Graduação (Resolução 7493, de 27 de março de 2018) terão seu projeto de tese avaliado pela Comissão de Pós- Graduação e, uma vez aprovado, será encaminhado para a Congregação. Nesta situação particular, os itens 4, 5 e 6 não serão exigidos.

8) A estrutura da tese poderá ser elaborada em: português, inglês, espanhol ou francês e deverá conter: – Capa com nome do autor, título do trabalho, local e data; – Contracapa com nome da unidade, nome do autor, título do trabalho, nome do programa, nome do orientador, local e data; – Ficha catalográfica; – Resumo em português; – Abstract em inglês; – Capítulo introdutório justificando a inclusão dos artigos compilados; – Citação completa dos artigos/manuscritos compilados e discutidos na tese, respeitando-se as regras de Copyright relacionadas a cada um dos artigos incluídos; – Capítulo de análise crítica onde as contribuições do(s) artigo(s) sejam analisadas, discutidas e sintetizadas.

O

A defesa da tese obedecerá o seguinte andamento:

O julgamento da tese será feito em sessão pública, cujo prazo não deverá exceder a cinco horas. As defesas públicas de teses podem ser realizadas remotamente, mediante recurso de videoconferência, agilizando a formação e a realização das Bancas Examinadoras Circ. CoPGR 24 2011.

  • o aluno exporá o conteúdo de seu trabalho no prazo máximo de 60 minutos, previamente à defesa;
  • cada examinador terá o prazo de 20 minutos para arguir, dispondo o candidato de igual tempo para responder, ou, em caso de concordância de ambas as partes, para estabelecer o diálogo. O tempo total não deverá exceder 40 minutos.
  • cada examinador atribuirá aprovado ou reprovado, em sessão secreta, realizada imediatamente após a defesa, sendo que a exposição, referida no primeiro item, não será considerada.
  • será considerado habilitado o candidato que obtiver aprovação da maioria dos examinadores.
  • a comissão julgadora encaminhará a Ata de Julgamento de Defesa à CCP, para ciência e então será encaminhada para a homologação pela CPG.

O candidato considerado habilitado na defesa da tese fará jus ao diploma de Doutor em Ciências - Cardiologia, que é emitido automaticamente junto com o histórico escolar. Os diplomas prontos são relacionados em http://www.spg.fm.usp.br/spg/#/diploma, e posteriormente retirá-los no Serviço de Pós-Graduação da FMUSP. Há também a possibilidade de baixá-lo no site Alumni.