Elaboração do projeto de Tese
A tese de doutorado deverá ser elaborada sob a supervisão do orientador até a redação final.
Deverá ser uma investigação original, que demonstre a maturidade científica do candidato e contribua com novos conhecimentos para a área.
Quando houver necessidade de alteração no projeto de tese reapresentar na Comissão Científica do InCor do HCFMUSP. As solicitações poderão ser realizadas até 12 meses antes do prazo de inscrição no Exame de Qualificação, e quando da aprovação da CAPPesq entregar uma cópia na secretaria da Coordenação.
Seleção e avaliação do projeto de tese
O candidato à pós-graduação para aprovação do projeto de tese deverá submetê-lo à Comissão Científica do Instituto do Coração do HCFMUSP (CC), quando a pesquisa for ou não realizada na Instituição - integralmente ou parcialmente, seguindo as instruções disponíveis no link http://www.incor.usp.br/sites/incor2013/index.php/como-submeter-um-projeto-na-comissao-cientifica para providências de aprovação junto ao Comissão de Ética para Análise de Projetos de Pesquisa do HC-FMUSP - CAPPesq.
O candidato deverá atualizar o Curriculo, na plataforma LATTES no endereço http://lattes.cnpq.br/.
Critérios de Seleção
- Avaliação do Plano de Pesquisa, previamente aprovado pela Comissão de Ética para Análise de Projetos de Pesquisa do HCFMUSP;
- Análise do Curriculum Vitae, atualizado, extraído da plataforma LATTES.
Inscrição: Edital de Inscrição 2023
As inscrições são realizadas de forma contínua durante o ano letivo, exclusivamente na Secretaria do Programa. A matrícula somente pode ser realizada dentro do ano de inscrição, conforme Edital.
Relação de documentos para inscrição
- Formulários para inscrição e matrícula;
- Cópia legível do Registro Geral (carteira de identidade); para estrangeiro: cópia legível da Carteira Nacional de Identidade, RNE - Registro Nacional de Estrangeiro;
- Cópia legível do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto recente 3x4;
- Comprovante de vacinação Covid 19
- Cópia legível do Diploma de Graduação com registro do MEC (frente e verso). Na falta do diploma, apresentar declaração da instituição de origem, com data recente, constando a data em que ocorreu a colação de grau.
- Resultado da Proficiência em Inglês (com validade em 5 anos);
- Comprovante do pagamento de taxa de inscrição;
- Aprovação do projeto de tese, pela Comissão de Ética do Hospital das Clínicas da FMUSP - CAPPesq/HCFMUSP e os projetos desenvolvidos integralmente no Hospital Universitário da USP aprovação da Comissão de Ética em Pesquisa do mencionado Hospital.
Sobre os documentos acima:
1. Formulário de dados pessoais e curriculares;
2. Apesar do registro no Conselho Regional de Medicina, por lei, ser equivalente ao RG, o sistema de banco de dados Janus, por servir todos os programas da USP, não contempla esse campo;
3. Documentos pessoais;
4. Não é aceito declaração informando data de colação de grau posterior à inscrição;
5. Serão aceitos unicamente os seguintes testes de proficiência em inglês:
- Reading Test in English for Candidates for Postgraduate Courses, realizado pela Cultura Inglesa, filial Pinheiros*, exclusivamente para a Faculdade de Medicina da USP. Pontuação mínima para curso de doutorado: 60 pontos. O resultado é fornecido pela secretaria de pós-graduação do programa;
- Toefl internet-based Test, com pontuação mínima de 61 pontos para o curso de doutorado;
- Toefl Computer-based Test, com pontuação mínima de 173 pontos para o curso de doutorado;
- Toefl Paper-based Test, com pontuação mínima de 500 pontos para o curso de doutorado;
- Não é aceito Toefl Institucional;
- APT(A) Alumni Proficiency Test, Oral Interview, Translation, realizado pela Associação Alumni exclusivamente para a Faculdade de Medicina da USP, com pontuação mínima de 70 pontos;
- Exames realizados pela Tese Prime https://teseprime.org/ (TEAP) com a seguinte pontuação: aproveitamento de 70% para doutorado.
6. Taxa de inscrição, a ser recolhida via boleto emitido pelo Serviço de Pós-Graduação da FMUSP, solicitado pela secretaria de pós-graduação do programa onde a inscrição será realizada;
Obs.: Os candidatos com mestrado realizado fora da USP deverão providenciar Aceitação do título de mestre
Matrícula alunos ingressantes e alunos especiais
A matrícula somente pode ser realizada dentro do ano de inscrição, conforme Edital.
Os alunos ingressantes não são usuários do Sistema JanusWeb, suas matrículas devem ser feitas através de formulário, assinado e entregue no mesmo local de inscrição.
Os emails gerados pelo sistema Janus da Pós-Graduação da universidade só serão enviados para endereços no domínio USP, ou seja, com final 'usp.br'. Serão aceitos tanto endereços do tipo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para criar o e-mail de domínio USP acessar https://id.usp.br/ e criar a senha única. Após, acessar o link https://uspdigital.usp.br/janus/comum/entrada.jsf colocar nº usuário (janus) e senha. E fazer a alteração de e-mail. Automaticamente, o e-mail será alterado no Sistema Janus. Esta medida tem como objetivo a segurança e confiabilidade dos sistemas institucionais, evitando a perda de mensagens importantes devido a problemas de comunicação e à filtros de SPAM existentes em vários provedores comerciais.
O cumprimento de Nova Matrícula, Artigo 50 do Regimento de Pós-Graduação da USP, é obrigatório no ato da matrícula inicial.
Aluno sem vínculo ao programa de pós-graduação ou de outras Unidades de Ensino Superior para realizar matrícula em disciplina como aluno especial deverá preencheer formulário e colher assinatura do responsável pela disciplina e efetuar a inscrição e pagamento no Serviço de Pós-Graduação da FMUSP, Rua Teodoro Sampaio, 115, 1º andar.
Os créditos realizados como aluno especial deverá ser solicitado o aproveitamento no ato da matrícula.
ATENÇÃO: ENTRAR EM CONTATO COM A SECRETARIA DO PROGRAMA ANTES DO INÍCIO DA DISCIPLINA, PARA CONFIRMAÇÃO DE DATA, HORÁRIO E LOCAL.
Matrícula de alunos regulares
O período de matrícula de alunos regulares, que não estão com matrícula trancada, compreende 3 etapas consecutivas, recomendando-se que os alunos consultem previamente o orientador sobre a escolha das disciplinas:
Pré-matrícula do aluno: período para os alunos efetuarem suas pré-matrículas em disciplinas ou sua matrícula de acompanhamento, sendo a matrícula de acompanhamento obrigatória para o aluno que não se matricular em nenhuma disciplina. Toda ação confirmada pelo aluno, neste Sistema, gera um e-mail a si próprio como comprovante da ação executada;
Aval do orientador: período para os orientadores avalizarem as pré-matrículas em disciplinas e aceitarem as matrículas de acompanhamento de seus orientandos. A pré-matrícula em disciplina ou solicitação de matrícula de acompanhamento não apreciada pelo respectivo orientador, neste prazo, será automaticamente aceita;
Deferimento do ministrante: período para os ministrantes de disciplina deferirem as pré-matrículas avalizadas pelos orientadores. A pré-matrícula, avalizada pelo orientador, que não receber manifestação do ministrante da disciplina será automaticamente aceita.
1. Entrar em https://uspdigital.usp.br/janus/comum/entrada.jsf
Verificar as Disciplinas Oferecidas no Período
Clicar em "Disciplinas Oferecidas" -> "Listar disciplinas oferecidas por área de concentração" -> "Faculdade de Medicina" "Escolher o Programa Desejado"
2. Para cancelamento de matrícula em disciplina:
Acessar https://uspdigital.usp.br/janus/componente/autenticar.jsf
"Acesso Restrito"
Digitar o nº USP (nome do usuário) e senha
Clicar em cancelamento de matrícula e escolher a disciplina a ser cancelada.
Para que o cancelamento seja efetivado, é necessária a concordância do orientador até a data limite.
Acesso ao Virtual Private Network (VPN)
O VPN fornece conectividade à rede USP a partir de qualquer computador conectado à internet. Acessar o link https://www.fm.usp.br/biblioteca/conexoes/vpn e seguir as instruções para criar a conexão.