Exame de Qualificação
Defesas de Tese
Desligamento do Programa
Formulários

Graduação em Medicina pela USP (1999) e Doutorado em Ciências pela Disciplina de Pneumologia USP (2005).

Ex-coordenador da Comissão de Circulação Pulmonar da SBPT (2014-2016), Editor Associado do Jornal Brasileiro de Pneumologia, membro da European Respiratory Society, American Thoracic Association e American College of Chest Physicians.

Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pneumologia, atuando principalmente nas áreas de circulação pulmonar, especialmente em hipertensão arterial pulmonar. Professor do Máster Internacional en Hipertensión Pulmonar da Universidad Francisco de Vitoria (UFV) - Madri, Espanha, em conjunto com a Sociedad Española de Cardiología.

Atualmente é Médico Assistente Doutor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Professor Doutor Colaborador da Disciplina de Pneumologia da FMUSP e membro da Comissão de Circulação Pulmonar da ALAT (Asociación Latino Americana de Tórax).

Estudo da circulação pulmonar

1. Marcela Araújo Castro

Graduado em Medicina pela USP (2008) e doutorado em Medicina (Pneumologia) pela USP
(2018). Tem experiência na área de Medicina e Epidemiologia, com ênfase em Medicina
Intensiva, Infecções Respiratórias e Metodologia. Atua nas seguintes áreas de pesquisa:
pneumonia, tuberculose, COVID-19, infecções graves, fatores organizacionais e desempenho
dos sistemas de saúde e fatores sociais e ambientais.

Insuficiência respiratória / Ventilação mecânica
Epidemiologia de doenças respiratórias

1. Felippe Lazar Neto

Google Acadêmico

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B

Graduado em Fisioterapia (UFSCar) e Educação Física (FEFIS), com mestrado e doutorado ICB-USP e Livre-docência em Fisioterapia (FMUSP, 2004).

Atualmente é Pesquisador sênior dos Laboratórios de Investigação Médica (LIMs)-20 e -54 do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Linhas de Pesquisa

Reabilitação Pulmonar

1. Marieta Cabral Amaral da Cunha

2. Douglas Silva Queiroz

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC (2009), Mestre em Ciências da Saúde (2010), doutorado pela disciplina de Pneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2014), doutorado Cum Laude em Medicina Intensiva e Anestesiologia pela Faculdade de Medicina do Academic Medical Center - University of Amsterdam (2017), pós-doutorado pelo Academic Medical Center - University of Amsterdam (2015), pós-doutorado pelo Departamento de Bioestatística do Massachusetts General Hospital (2018) e Professor Livre-Docente pelo Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2019).

Atualmente é médico da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Israelita Albert Einstein, Pesquisador Nível 2 do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências da Saúde da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE) e Pesquisador Colaborador do Departamento de Terapia Intensiva do Centro Médico Acadêmico da Universidade de Amsterdam (AMC-UvA, Holanda).

Ventilação Mecânica